Nas última semanas foi noticiada a parceria da empresa israelense SodaStream com a atriz Scarlett Johansson, tornado-a embaixadora mundial da marca, além do anúncio de uma grande peça publicitária no maior evento dos esportes americanos, o Super Bowl.
Se fosse mais uma simples empresa não haveria problema algum ela ter se tornado garota-propaganda, mas o grande problema está na localização da produção da empresa e a visão limitada da atriz a este respeito. Com sua unidade instalada num assentamento israelense ilegal na Cisjordânia ocupada por Israel desde 1967, a empresa ajuda a fomentar o colonialismo israelense e a não autonomia do povo palestino na sua busca por um país independente e livre de tropas israelenses.
Para a atriz não passa de mais uma forma de ficar mais rica, sem se preocupar com a origem do produto que anuncia. Ao ser alvo de críticas por estar associando sua imagem a uma empresa que ocupa território palestino de forma ilegal, a atriz simplesmente se defendeu elogiando a empresa, que ela diz estar criando "pontes" entre israelenses e palestinos, mas o que na verdade a SodaStream cria é a segregação e a exclusão, pois ajuda a negar acesso à terra pelos palestinos, oferece sub-empregos a palestinos (empregos esses que nem os cidadãos israelenses querem) e assim consegue ter recursos para pagar uma notável "embaixadora" da marca no mundo.
Após isso, a ONG OXFAM, que atua em mais de 100 países e trabalha para reduzir a pobreza e injustiça, e que Johansson tem representado desde 2007, criticou a atriz por representar uma empresa que contraria a política da ONG. Não satisfeita com a infeliz nota sobre "pontes", a atriz ainda tentou se defender alegando que "nunca quis ser o rosto de nenhum movimento social ou político", o que contraria sua participação como "embaixadora" da ONG.
Será que vale tudo para ter um gordo contrato publicitário com uma empresa? Nem falo na necessidade de maior consciência, mas algumas pessoas parecem não entender o peso de suas ações e, principalmente, de sua imagem. Será que vale a pena usar sua imagem sem pensar no reflexo de suas ações na vida das outras pessoas? Deve ser muito bom dormir somente tendo que se preocupar com a sua imagem no espelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário